quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Review: The Legend of Spyro – A New Beginning (PS2)

Antes de mais nada, devo dizer que nunca joguei Spyro antes. O que eu sei é que os jogos anteriores eram completamente diferentes, e que este é um recomeço da série, tanto em história como gameplay, e design geral. Eu sei também que alguns fãs ficaram putos com isso, do mesmo modo que quando algo parecido aconteceu com Crash, e sinceramente, eu não os culpo, já que passei por isso com Banjo.

Dito isso, esse review é feito por alguém que está jogando Spyro pela primeira vez.
Vamos começar então! /o/
(Spoilers à frente)
A cada 12 anos, existe o ‘’Year of the Dragon’’ (Ano do Dragão), uma época onde novos dragões nascem. A cada 10 gerações, um dragão roxo nasce, e aposto que você consegue apostar onde isso vai dar =p. Pois é, o templo onde os ovos ficam é atacado, e Ignitus, que estava tomando conta deles foge com o ovo do Spyro, e deixa ele boiando em um rio perto de um pântano. Uma família de libélulas encontra o ovo e decidem adotá-lo. Naquele mesmo dia, Sparx, a libélula nasceu, e eles foram criados como irmãos.

Eventualmente, Spyro descobre que não é libélula porra nenhuma, encontra Ignitus, blá blá blá e decide salvar o mundo. No meio do caminho, Spyro vai libertando os outros Dragões guardiões (Existem 4 deles, de fogo, gelo, terra e eletricidade. Ignitus é o dragão de fogo =P)

Eventualmente, Ignitus é capturado também (Por Cynder, a antagonista do jogo. Ela está sob controle do ‘’The Dark Master’’, o super-special-awesome-dragão-do-mal que nem sequer aparedce nesse jogo XD) então Spyro vai resgata-lo, chuta a bunda da Cynder, libera ela do controle do Dark Máster, e convenientemente perde os poderes na última batalha, pra que ele possa, sabe, aprender tudo de novo no próximo jogo ;D
(Fim dos Spoilers)

A história é… Normal, eu acho. Quer dizer, pelo trailer épico, eu meio que tava esperando mais XD.
Os gráficos são bonitos o suficiente, mas o que realmente me irrita é a variedade de inimigos. Você vai lutar contra macacos de merda a maior parte do tempo. E recolors deles em fases futuras. E falando nas fases, elas são bem clichês, com mundos da fogo, gelo, e coisa e tal. Mas não é como se fosse um clichê ruim, anyway ;D
As GCs não são lá essas coisas, mas não é como se tivesse muitas anyway =p.

Agora, pro aspecto mais importante de qualquer jogo, o gameplay. É divertido de se jogar a principio, mas fica repetitivo bem rápido (Pelo menos o jogo dura só umas 6 horas =p) Veja bem, o controle funciona muito bem, embora controlar os pulos do Spyro seja um pé no saco às vezes. O maior problema, como eu disse, é que é muito repetitivo. Basicamente, uma porrada de macacos vêm pra cima de você, e você tem uma pequena variedade de combos pra acabar com eles. O problema é que tem coisa pra caralho, e você acaba só metralhando os botões até tudo acabar.

Tem também as magias que você solta pela boca, o de fogo, que é o básico, e que faz um belo estrago nos inimigos quando você dá um upgrade nele.

Gelo, que é basicamente a mesma coisa, mas transforma os inimigos menores em bolas de neve, o que na verdade não ajuda nem um pouco. Tem eletricidade, que só é útil quando você ta perto de um abismo ou uma plataforma alta, pois ele serve pra jogar os inimigos, e jogar eles contra paredes não é nem um pouco útil XD.

E finalmente, tem o de terra, onde você solta um projétil da sua boca pra atingir os inimigos de longe =p. E é claro que não poderia faltar uma barra que quando está cheia, permite que você solte uma energia enorme que destrói todos os inimigos na sala.
Supostamente, alguns poderes são mais eficazes contra certos inimigos, mas na pratica a diferença é inexistente, então é muito mais fácil tacar fogo em tudo =p

Tem também algumas fases de Shooter ‘’On Rail’’ (Que você vai por um caminho pré-determinado sem poder mudar) onde você voa com o Spyro, mas essas fases são tão vazias e desinteressantes, que nem vale a pena mencionar. Mas eu acabei mencionando. Vai entender XD


Os sons do jogo não fedem nem cheiram. A música não é lá muito catchy, o que realmente é um ponto negativo pra mim, mas ela combina com o ambiente, então passa. Mas a música usada na tela de inicio é lindona 8D.
As vozes são fodas, arranjaram Elijah Wood (Frodo de Senhor dos Anéis) pra fazer o Spyro, e Gary Oldman (Sirius de Harry Potter) pra fazer o Ignitus. Eu não sei muito sobre os outros, mas eles também fazem um bom trabalho XD (Exceto a voz do Sparx, que é bem irritante a princípio, mas eu acabei me acostumando lá pra metade do jogo)
Eu não faço idéia de como as vozes desses personagens eram (Se é que tinham) antes, então... É =p

O replay do jogo é bem pequeno, eu não me vejo rejogando esse jogo tão cedo XD
O jogo é muito linear, e o único extra você consegue ao terminar o jogo (Uma entrevista com Elijah Wood, que é muito interessante, mas muito curta =/)

Então é isso, no geral, Legend of Spyro talvez possa te oferecer uma tarde de diversão, se você não ficar maluco com tanta repetição XD
Eu dou um 6/10 pelo que o jogo tenta ser. Pena que faltou muito na execução =/. Mas como eu disse, ele consegue ser divertido as vezes, e como é muito pequeno, dê uma olhada numa tarde quando não tiver nada melhor pra fazer ;D

Um comentário:

Lucas P. F. de Carvalho - Psick disse...

Cara, excelente review para iniciar o blog XD
Eu preciso começar a trabalhar no meu XD